Entendendo os capacitores

Apesar de ser uns dos componentes mais usados na elétrica e na eletrônica, os capacitores ainda são, principalmente para os iniciantes na área, motivo de muitas duvidas. Por esse motivos, resolvi criar um post somente para ele.

O que é um capacitor?

O capacitor tem, basicamente, a funçao de armazenar cargas elétricas. A capacidade de de um capacitor e media em farad. O capacitor é constituído de duas placas metalicas separadas por um material isolante chamado de dielétrico e podem ser polarizados, um terminal é o positivo (+) e o outro é o negativo (-), ou não polarizados, não importa a forma que vamos ligar os seus terminais.

Quais são os tipos de capacitores?

Existem vários tipos diferentes de capacitores e cada um tem características diferentes. Por isso, vamos descrever cada um e passar as suas características.

Capacitores Cerâmicos

É constituído por duas fitas metálicas, uma de cada lado do seu disco. Este capacitor geralmente causa certa confusão nos valores descritos sobre sua superfície (como valor de capacitância, por exemplo). São usados para circuitos de alta frequência e corrente contínua, e armazenam pequenas quantidades de cargas elétricas. São encontrados em televisões, rádios, flash de câmeras, roteadores etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *